Blog

Você confia na avaliação de riscos da sua organização? Ela é efetiva e eficiente?
May 2022

Você confia na avaliação de riscos da sua organização? Ela é efetiva e eficiente?

Como a área de gestão de riscos pode se certificar de que suas avaliações de risco estão sendo efetivas e eficientes?

Abaixo listamos 5 dicas importantes para evitar os principais equívocos no momento de avaliar seus riscos:

  • Contextualize adequadamente seu sistema de referência: É bem diferente gerenciar os riscos de um shopping em comparação com uma fábrica de bebidas! Necessário levar em consideração a cultura, politicas da empresa, órgãos reguladores (caso existam) e estabelecer os critérios de riscos que serão usados na etapa da avaliação dos riscos.
  • Identifique corretamente os riscos: Riscos não identificados não serão levados em consideração na etapa de análise dos riscos. Necessário empregar profissionais que conheçam o segmento da empresa/cliente que está sendo analisada. Utilize dados e informações legítimas e confiáveis nessa etapa. As preocupações ambientais, sociais e de governança influenciarão a análise de riscos. Não esqueça levar em consideração os riscos financeiros, políticos e reputacionais.
  • Analise os riscos utilizando técnicas e competências adequadas ao nível de maturidade de sua organização: Recomendamos utilizar técnicas complementares que possuam pelo menos 6 critérios para analisar cada risco identificado de forma isolada, correlacionados em si (cruzados) e correlacionados com os principais fatores críticos de sucesso da organização. Viés cognitivo não intencional (subjetividade) pode resultar em percepção falha e avaliação imprecisa dos riscos. Essa subjetividade pode ser minimizada quando empregado mais de um analista de risco nessa etapa.
  • Avalie os riscos de forma objetiva, financeira e não apenas subjetivamente: Necessário realizar uma avaliação financeira envolvendo riscos e controles cogitados para garantir que o apetite ao risco da organização seja preservado! Definir o ROI (retorno sobre o investimento) dos projetos é fator crítico de sucesso para aprovação dos projetos de mitigação dos riscos.
  • ​​​​​​​​​​​​​​Riscos CorporativosImplantação e manutenção dos controles recomendados: Para garantir que os riscos estarão dentro do apetite ao risco da organização, se faz necessário não só desenvolver bons projetos contendo os controles necessários, eficientes e eficazes para militar os riscos mas, também, manter esses controles operacionais verificando se os riscos residuais estarão dentro do apetite ao risco da organização! Utilizar técnicas de gerenciamento de projetos é uma boa prática nessa etapa.

Você lembra de algo mais que deveria ser levado em consideração durante o processo de gerenciamento de riscos? Adoraríamos saber, compartilhe conosco seu ponto de vista e dicas!