Você sabe por que a TEORIA DA DECISÃO é importante na gestão de riscos?
A teoria da decisão é importante na GESTÃO DE RISCOS porque permite agir de forma lógica em situações onde os resultados são incertos por natureza (futuro). É uma ferramenta de apoio à decisão que leva em consideração que uma boa decisão é uma consequência lógica do que se deseja (ex.: o objetivo da organização, indicado na ISO 31000:2018), do que se sabe (ex.: variáveis do risco como incertezas, fontes de risco, consequências, probabilidades, eventos, cenários, controles e sua eficácia (ISO 31000:2018)) e o que pode ser feito (ex.: controles eficientes, técnica e financeiramente viáveis).
A teoria da decisão é uma ferramenta de apoio à gestão de riscos porque permite agir de forma lógica em situações onde os resultados são incertos por natureza.
Se observarmos as 5 etapas do processo de tomada de decisão, veremos muita semelhança com o processo de gerenciamento de riscos descrito na ISO 31000:2018.
1ª fase – Identificação do problema (ISO 31000 - contextualização e identificação dos riscos). Na maioria das vezes, uma decisão visa resolver um problema, como reduzir as incertezas em relação aos objetivos futuros das organizações.
2ª etapa – Coleta de dados (ISO 31000 - identificação e análise de riscos).
3ª etapa - Identificação de alternativas (ISO 31000 - avaliação de risco).
4ª etapa – Escolher a melhor opção (ISO 31000 - definir o controle ou conjunto de controles mais eficientes).
5ª etapa – Decisão e monitoramento (ISO 31000 - implementação e manutenção de controles).
Você sabe por que muitos profissionais que gerenciam riscos, de maneira geral, não dominam a teoria da decisão?
Este é um erro muito comum em vários segmento de gerenciamento de riscos. Muitos profissionais simplesmente confiam em sua intuição e experiência ao tomar decisões arriscadas. Também associado a esse fato está a falta de incentivo à leitura e a estudos mais aprofundados em nosso país.
Muitos desses profissionais continuam tomando decisões com base em outras decisões, tomadas por outros profissionais, no passado, que resultaram em sucesso. A comparação é uma das ferramentas que o ser humano mais utiliza para tomar decisões. No entanto, quando há excesso de comparações, sem outras fontes de apoio à tomada de decisão - além do fato de que só é possível comparar o que já aconteceu (olhando para o passado, não para o futuro) - as decisões tendem a ser cada vez mais ineficientes no longo do tempo.
A comparação é uma das ferramentas que o ser humano mais utiliza para tomar decisões.Você conhece a TEORIA DA DECISÃO?