PT | ES | EN Sign In

Blog

Pensamento baseado em risco & normas ISO 9001 e ISO 31000

Pensamento baseado em risco & normas ISO 9001 e ISO 31000

O que é pensamento baseado em risco e qual sua relação com as normas ISO 9001 e ISO 31000? O pensamento baseado em riscos garante que os riscos sejam identificados, considerados e controlados ao longo do projeto, usando o Sistema de Gestão da Qualidade. É uma das principais mudanças na atualização da norma ISO 9001 a partir de 2015. Essa estratégia é usada para estabelecer uma abordagem sistemática para considerar o risco e agir antes que o evento aconteça, em vez de agir depois dos risco se concretizar, portanto, é um aspecto preventivo da nova norma ISO 9001: 2015 ao invés de uma abordagem reativa.

É algo que todos nós fazemos de forma automática e muitas vezes subconsciente no dia a dia e torna a ação preventiva parte da rotina. Exemplo: Se eu tenho um voo, normalmente planejo chegar ao aeroporto pelo menos 1 a 2 horas antes do horário do voo, considerando todos os eventos desejáveis ou indesejáveis que podem ocorrer.

Pensamento baseado em risco é algo que todos nós fazemos de forma automática e muitas vezes subconsciente no dia a dia!

Onde entra a ISO 31000? Essa é a norma que apresenta o processo de gestão de riscos, capaz de diminuir as incertezas em relação aos objetivos futuros! Lembrando que a ISO 31000 passa a ser o "guarda chuva" de todas as normas da família ISO - não só da ISO 9001 - no que se refere ao gerenciamento de riscos. Já que as normas orientam atividades humanas e toda atividade humana pressupõe riscos, gerenciá-los se faz necessário!

O Software t-Risk usa o processo de gestão de riscos descrito na ISO 31000 para gerenciar os riscos corporativos. Quer saber mais, explore o nosso site ou entre em contato para uma demonstração gratuita!