A necessidade de gerenciar riscos das terceirizadas: como ser proativo?
A terceirização vem aumentando no Brasil e no mundo. Começou com atividades periféricas e foi alcançando atividades estratégicas, chegando atualmente a contar com grandes contingentes nas dependências da contratante. Isso aumenta as fontes de riscos e exige das organizações uma estratégia para gerenciar os riscos das empresas subcontratadas (terceirizadas e quarteirizadas).
As empresas que terceirizam serviços conhecem os riscos que correm? Não, na maioria dos casos. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada pela KPMG internacional sob o título Third-Party Risk Management - Outlook 2022 (Gerenciamento de riscos de terceirizados – Panorama 2022).
Em geral, as organizações têm a prática saudável de avaliar, antes da contratação, as ameaças que rondam seus terceiros, fazendo due diligence - a devida diligência. Infelizmente, uma vez feito o contrato, negligenciam o controle, passam a correr riscos que poderiam ser evitados com uma simples rotina de verificação.
Trabalho análogo a escravidão, ação judicial movida por fornecedores, empregados ou o Fisco, degradação ambiental, racismo, são matérias que nenhuma empresa quer ver em sua operação ou em sua cadeia produtiva. Como garantir que elas não aconteçam? Afinal, as ações dos terceirizados e quarteirizados influem no produto final de uma forma ou de outra.
Tácito Augusto Silva Leite
CEO t-Risk
Módulo t-Risk ESG
O Módulo de Gestão de Riscos ESG da Plataforma t-Risk colabora com a transformação digital das organizações, revolucionando o processo de gestão dos riscos ESG, Due Diligence e riscos de terceiros, proporcionando tomada de decisão ágil, eficaz, reduzindo custos em inúmeras atividades, como:
- Avaliação de riscos ESG de terceiros (fornecedores e parceiros);
- Monitoramento permanente dos riscos ESG (próprios e terceiros);
- Apoio em processos de fusão e aquisição;
- Auditorias, Due Diligence remotas e apoio nos processos de investigação;
- Plano de ação (5W2H) para mitigar riscos, monitoramento de pendências e prazos das tarefas com envio automático de e-mails;
- Gráficos e dashboards para acompanhamento em tempo real;
- Criação rápida e flexível de relatórios para reuniões de conselho;
- Simplicidade nos processos de coleta, cálculo e geração de relatórios.
Saiba mais, visita nosso site clicando aqui!
Faça download gratuito do e-Book Movimento ESG e a Gestão de Riscos Corporativos clicando aqui!