PT | ES | EN Acessar

Blog

Curso gratuito (parte 2): Gestão de Riscos na Segurança Corporativa com base na ISO 31000

Curso gratuito (parte 2): Gestão de Riscos na Segurança Corporativa com base na ISO 31000

Perdeu o curso ao vivo, não se preocupe, basta acessar esse link abaixo. Mais de 400 profissionais realizaram esse curso!

 https://youtu.be/ldoyPlLiQbk

Ementa: Este curso de Gestão de Riscos na Segurança Corporativa (Risk Assessment) - ou Mapeamento de Riscos  de Segurança - tem como objetivo capacitar Chief Security Officers e demais profissionais de segurança corporativa em temas relevantes e avançados de gestão de riscos integrados em organizações privadas e públicas, preparando-os para assumir posições estratégicas e de destaque em suas organizações. Propiciaremos o debate de ideias, a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, construindo redes de relacionamentos e condições para alavancagem de projetos profissionais e pessoais. Além de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade analítica na tomada de decisões e resolução de problemas do dia a dia de suas organizações.  O conhecimento dos riscos aos quais o negócio está exposto é o ponto de partida para a proteção efetiva e garantia de continuidade de uma organização. Na atualidade, os novos empreendimentos quando concebidos em harmonia com as práticas de gestão de riscos, têm suas ameaças e vulnerabilidades monitoradas e sob controle, além de possíveis impactos e probabilidades minimizados. Para administrar riscos inerentes à organização, controles, sejam eles humanos, técnicos ou processos, se fazem necessários. As atividades de identificação, análise e avaliação dos riscos são fundamentais para dimensionar os controles necessários e conseguir defini-los corretamente.

Assuntos abordados: Conceitos modernos e visão estratégica da gestão de riscos; Princípios e estrutura propostos pela ABNT ISO 31000 para gerenciar riscos; Risco vs. Incerteza; Benefícios do emprego da gestão de riscos nas organizações públicas e privadas; Modelo de estrutura mínimo necessário para gerenciar riscos; Conceito de Proteção e Prevenção; Processo de gestão de riscos descrito na ABNT ISO 31000 - Contexto, Identificação, Análise, Avaliação de Riscos, Tratamento, Comunicação e Monitoramento; Classificação,  mensuração e definição de indicadores dos riscos; Definição de controles efetivos e monitoramento dos riscos residuais; Fórmula exclusiva para calcular riscos; e Técnicas para o processo de avaliação de riscos – ABNT ISO 31010.

Ao final do curso o aluno será capaz de: Conhecer os principais conceitos que permeiam o gerenciamento de risco a fim de uniformizar a linguagem, abordagem e aplicação; Mapear processos e identificar riscos associados à execução das tarefas permitindo, assim, a avaliação correta dos riscos; Implantar e operacionalizar uma estrutura mínima de gerenciamento de riscos baseada na ABNT ISO 31000; Valorar os riscos para permitir a gestão eficiente de acordo com o apetite ao risco da organização; Definir controles e meios de prevenção, para mitigar os riscos inaceitáveis e criar estratégias de monitoramento para os riscos aceitos; e Gerenciar os riscos de sua organização e/ou de seus clientes nos âmbitos estratégico e operacional.

Carga horária: O curso será ministrado em 2 horas.

Veja também os outros cursos, seminários e lives disponíveis em nosso blog!