Blog

A tecnologia que está mudando a forma como as empresas enxergam os riscos
Dez. 2022

A tecnologia que está mudando a forma como as empresas enxergam os riscos

No Brasil, a insegurança é sentida por todos, tanto no aspecto pessoal como no profissional. Contudo, poucos são os empresários e executivos que conseguem identificar, com clareza, os riscos específicos enfrentados por seu negócio e, por outro lado, poucos são os profissionais da área de segurança com formação técnica e experiência para desenvolver processos coerentes de gestão de riscos de segurança com foco na estratégia da organização e não apenas nos riscos operacionais, ameaças e vulnerabilidades.

O desenvolvimento do software t-Risk teve como base a aliança sólida entre conhecimentos teóricos e práticos, buscando inspiração teórica em métodos consagrados e globalmente conhecidos como, por exemplo, método Mosler, método cartesiano, princípio de Pareto, entre outros, com foco e olhar atento à realidade brasileira, com suas sui generes especificidades. O método automatizado por nossa ferramenta é uma síntese dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em quase três décadas de estudos e atuação prática em ambientes como, por exemplo, o Exército Brasileiro, o mercado de prestação de serviços de segurança eletrônica e vigilância, consultoria de segurança empresarial, gestão da segurança da informação e gestão empresarial interna e externa (no mercado de segurança) de empresas de grande porte, nacionais e internacionais.

A plataforma t-Risk foi originalmente desenvolvida tendo em vista o trabalho cotidiano dos consultores de segurança, gestores de segurança corporativa de grandes empresas e empresas de segurança – vigilância e segurança eletrônica - que podem obter critérios claros a partir dessa plataforma intuitiva de trabalho para gerenciar seus próprios riscos e de toda sua cadeia produtiva. Em outras palavras, a plataforma t-Risk foi construída para ser facilmente manuseada por todos os interessados no gerenciamento de riscos dentro de uma organização. Oferece um modelo mental e um processo intuitivo para identificar, analisar e avaliar riscos, além de definir plano de ação concreto e objetivo para tratá-los segundo critérios de riscos específicos de cada empresa alinhados com a norma internacional ISO 31000 para gestão de riscos.

Por que o t-Risk? O t-Risk é um sistema criptografado e altamente colaborativo que garante rigor metodológico nas avaliações de riscos seguindo a Norma ISO 31000 e oferece enormes benefícios de produtividade aos avaliadores de riscos de segurança. Muitas são as formas como a Plataforma t-Risk poderá ajudar sua organização. Listamos algumas delas abaixo:

  • Suportar gestores, profissionais da área de segurança patrimonial e demais interessados ao tomarem decisões em gestão de riscos.
  • Fornecer visão rápida e aprofundada da situação da empresa em relação à gestão dos riscos de segurança de seus ativos tangíveis e intangíveis.
  • Aumentar a produtividade de consultores e analistas de riscos empresariais, diminuindo o tempo de conclusão do processo de avaliação de riscos em até 80%.
  • Possibilitar o armazenamento e cruzamento de dados, criando uma linha histórica de evolução dos indicadores de riscos.
  • Assegura com criptografia a confidencialidade dos dados dos clientes e suas informações. A base de dados é mantida em servidor de alta performance de segurança com backup permanente.
  • Criar Risk Scorecard, fornecendo visão executiva dos Riscos, incluindo índices, métricas que facilitam estabelecer critérios, apoiar a tomada de decisões e acompanhar a evolução dos Riscos de forma centralizada.
  • Gerenciar o tratamento dos riscos, priorizando os controles que possuem melhor relação custo X benefício (ROI – Retorno sobre investimento).
  • Gerenciar ameaças, vulnerabilidades e controles de forma colaborativa e descentralizada, em ambiente web.
  • Identificar riscos, probabilidades, impactos e fornecer informações aos stakeholders da organização.
  • Manter registro e evidências em um único ponto de controle, reunindo todas as informações úteis na mesma base de dados.
  • Gerar relatórios automatizados e painéis de controle comparativos para apoio à gestão e tomadas de decisão.
  • Acompanhar a evolução dos riscos, fornecendo métricas comparativas e benchmarking da evolução do processo de gestão dos riscos da organização.

Conheça todas as funcionalidades da ferramenta clicando aqui!

Com base na experiência de 7 anos, trabalhando muito próximos de nossos clientes, trazemos alguns casos de uso que poderão exemplificar melhor os benefícios no uso do t-Risk.

Diretor de Segurança Corporativa (contratante)

Problema

  • As empresas não dispões de especialistas em avaliação de riscos nem métodos próprios para desenvolver as análises. Além disso, os recursos são escassos para assumir essas atividades.
  • Os métodos de análise de riscos tradicionais utilizados por 99% das empresas são demorados, custosos, não colaborativos e baseados em planilhas.
  • As empresas necessitam contratar consultores para fornecer uma avaliação de risco de segurança corporativa ou atualizar avaliações antigas.
  •  Normalmente perde-se muito tempo em reuniões informando as necessidades da empresa e que métodos utilizar.
  •  Você os informa sobre o que deseja e não tem ideia de como será o relatório final, pois cada consultor tem sua própria abordagem e padrão de relatório.

Solução

  • Use o t-Risk como métodos para avaliar os riscos de segurança de sua empresa economizando até 80% de tempo. Conte com treinamentos exclusivos de nossos especialistas para formar sua equipe de analistas. 
  • Crie um usuário na Plataforma t-Risk e solicite que o(s) consultor(es) utilize esse processo baseado na ISO 31000. Ao fazer isso, você evita automaticamente que modifiquem sua metodologia e critérios. Você pode até fornecer uma avaliação de modelo (que já é fornecida no sistema) para mostrar o nível de qualidade que você espera.
  •  O t-Risk permite criar avaliações que podem ser atualizadas a qualquer momento.
  •  Programe uma revisão periódica e exija que os consultores façam isso na Plataforma t-Risk.
  •  Gerencia, acompanhe e compare a evolução dos Riscos de forma centralizada através do painel de gestão de indicadores de risco.

Benefícios

  • Aumente as competências de sua equipe e amplie seus modelos mentais para identificar, analisar e avaliar os riscos da organização. 
  • Contrate os consultores com base em suas experiências e mantenha sempre o método de análise de riscos e padrão de relatório do t-Risk.
  •  Crie Risk Scorecard, fornecendo visão executiva dos Riscos, incluindo índices e métricas que facilitam estabelecer critérios e apoiar a tomada de decisões.
  •  Gerencie o tratamento dos riscos, priorizando os controles que possuem melhor relação custo X benefício.
  •  Gerencie ameaças, vulnerabilidades e controles de forma colaborativa e descentralizada, em ambiente web.

Fornecedores de serviços e soluções de segurança patrimonial (Empresa de vigilância & segurança eletrônica)

Problema

  •  Seus clientes contratantes solicitam avaliação de riscos periodicamente, o custo de elaboração é alto, a equipe não é especializada e o método utilizado não tem similaridade com os métodos de avaliação de riscos utilizados pelo contratante. Se sua empresa atender em vários estados e/ou países, aumenta a complexidade, pois serão vários analistas internos usando métodos e apresentações divergentes.
  •  Outro fato recorrente são as cobranças em decorrência de sinistros e prejuízos ocorridos dentro das instalações do cliente que são imputados ao prestador de serviço. Muitas vezes o cliente não conhece seus riscos e sua empresa não consegue apresentar de forma objetiva os riscos existentes no cliente contratante, os possíveis impactos e forma adequada de tratar esses riscos.
  •  Seus clientes indicam que sua proposta e forma de vender é muito comercial e pouco técnica. Precisa aumentar o nível de convencimento e argumentação de vendas com base em riscos reais e impactos potenciais.

Solução

  •  Crie padrões de avaliação de riscos específicos para sua empresa. Sua equipe irá economizar até 80% de tempo na elaboração de uma avaliação de riscos completa com emissão de relatório de forma automática. Atualizar um relatório e simples e muito rápido.
  •  Toda a equipe irá utilizar o mesmo padrão de avaliação de riscos com base na norma internacional ISO 31000 e o padrão de relatório será sempre o mesmo.
  •  Caso o seu cliente tenha um sinistro que já havia sido identificado em suas análises de riscos e os controles indicados não foram implementados, será mais fácil defender-se e evitar perdas desnecessárias com sinistros decorrentes de riscos aceitos pelo cliente.
  •  Elabora análises de riscos preliminares para embasar sua proposta comercial e aumentar as vendas de forma embasada e defensável com base nos próprios riscos identificados na empresa cliente.

Benefícios

  •  Surpreenda seus clientes com propostas comerciais embasadas nos riscos do próprio cliente e aumente as vendas de serviços e tecnologias.
  •  Crie Risk Scorecard para o seu cliente acompanhar em tempo real, fornecendo visão executiva dos Riscos, incluindo índices e métricas que facilitam estabelecer critérios e apoiar a tomada de decisões.
  •  Gerencie ameaças, vulnerabilidades e controles de forma colaborativa e descentralizada, em ambiente web. Toda sua equipe irá trabalhar usando exatamente o mesmo modelo de análise de riscos.
  •  Forneça métricas comparativas e benchmarking da evolução do processo de gestão dos riscos da organização do seu cliente. Ele perceberá muito mais valor em seu serviço, se diferenciado de forma positiva da concorrência.

Consultor de segurança

Problema

  •  Seus clientes contratantes solicitam avaliação de riscos periodicamente, o custo de elaboração é alto, a equipe não é especializada e o método utilizado não tem similaridade com os métodos de avaliação de riscos utilizados pelo contratante. Se sua empresa atender em vários estados e/ou países, aumenta a complexidade, pois serão vários analistas internos usando métodos e apresentações divergentes.
  •  Outro fato recorrente são as cobranças em decorrência de sinistros e prejuízos ocorridos dentro das instalações do cliente que são imputados ao prestador de serviço. Muitas vezes o cliente não conhece seus riscos e sua empresa não consegue apresentar de forma objetiva os riscos existentes no cliente contratante, os possíveis impactos e forma adequada de tratar esses riscos.
  •  Seus clientes indicam que sua proposta e forma de vender é muito comercial e pouco técnica. Precisa aumentar o nível de convencimento e argumentação de vendas com base em riscos reais e impactos potenciais.

Solução

  •  Crie padrões de avaliação de riscos específicos para sua empresa. Sua equipe irá economizar até 80% de tempo na elaboração de uma avaliação de riscos completa com emissão de relatório de forma automática. Atualizar um relatório e simples e muito rápido.
  •  Toda a equipe irá utilizar o mesmo padrão de avaliação de riscos com base na norma internacional ISO 31000 e o padrão de relatório será sempre o mesmo.
  •  Caso o seu cliente tenha um sinistro que já havia sido identificado em suas análises de riscos e os controles indicados não foram implementados, será mais fácil defender-se e evitar perdas desnecessárias com sinistros decorrentes de riscos aceitos pelo cliente.
  •  Elabora análises de riscos preliminares para embasar sua proposta comercial e aumentar as vendas de forma embasada e defensável com base nos próprios riscos identificados na empresa cliente.

Benefícios

  •  Surpreenda seus clientes com propostas comerciais embasadas nos riscos do próprio cliente e aumente as vendas de serviços e tecnologias.
  •  Crie Risk Scorecard para o seu cliente acompanhar em tempo real, fornecendo visão executiva dos Riscos, incluindo índices e métricas que facilitam estabelecer critérios e apoiar a tomada de decisões.
  •  Gerencie ameaças, vulnerabilidades e controles de forma colaborativa e descentralizada, em ambiente web. Toda sua equipe irá trabalhar usando exatamente o mesmo modelo de análise de riscos.
  •  Forneça métricas comparativas e benchmarking da evolução do processo de gestão dos riscos da organização do seu cliente. Ele perceberá muito mais valor em seu serviço, se diferenciado de forma positiva da concorrência.

O software t-Risk foi desenvolvido por profissionais de segurança para profissionais de segurança. Entre em contato, mude a forma como sua empresa enxerga os riscos de segurança e seus desdobramentos na estratégia da organização.